sexta-feira, 30 de maio de 2008

Dormir contigo...

"Dormi contigo toda a noite
junto ao mar, na ilha.
Eras doce e selvagem entre o prazer e o sono,
entre o fogo e a água.

Os nossos sonos uniram-se
talvez muito tarde no alto ou no fundo,
em cima como ramos que um mesmo vento agita em baixo
como vermelhas raízes que se tocam.

O teu sono separou-se talvez do meu
e andava à minha procura pelo mar escuro
como dantes,quando ainda não existias,
quando sem te avistar naveguei a teu lado
e os teus olhos buscavam o que agora
- pão, vinho, amor e cólera -
te dou às mãos cheias,
porque tu és a taça
que esperava os dons da minha vida.

Dormi contigo toda a noite enquanto
a terra escura gira com os vivos e os mortos,
e ao acordar de repente no meio da sombra
o meu braço cingia a tua cintura.
Nem a noite nem o sono puderam separar-nos.

Dormi contigo e, ao acordar, tua boca,
saída do teu sono,trouxe-me o sabor da terra,
da água do mar, das algas,do âmago da tua vida,
e recebi teu beijo,molhado pela aurora,
como se me viesse do mar que nos cerca."*

Pablo Neruda

Sem comentários: